Nave New Shepard, de Jeff Bezos, volta ao espaço após acidente em 2022
A tentativa é a primeira desde que a nave sofreu um acidente em setembro de 2022, quando o módulo de propulsão do foguete caiu
atualizado
Compartilhar notícia
Blue Origin, empresa espacial norte-americana fundada pelo bilionário Jeff Bezos, lançou ao espaço o foguete New Shepard, nesta terça-feira (19/12). A tentativa é a primeira desde que a nave sofreu um acidente em setembro de 2022, quando o módulo de propulsão do foguete caiu. O lançamento foi transmitido ao vivo pela empresa.
O lançamento, que aconteceria nessa segunda-feira (18/12), teve de ser adiado devido a um problema nos sistemas terrestres. Entretanto, a empresa já havia se pronunciado, através da rede social X (antigo Twitter), de que a decolagem seria adiada por uma hora devido às baixas temperaturas na plataforma de lançamento, no oeste do Texas.
Essa é a missão NS-24 da nave New Shepard, que não transporta tripulação. O seu objetivo é limitado a experiências científicas. Entretanto, a empresa utiliza o mesmo foguete para realizar voos de turismo espacial e já transportou 31 pessoas nesse tipo de viagem, incluindo o próprio Jeff Bezos.