Navalny, opositor de Putin, foi transferido para prisão secreta
Opositor Navalny desaparece após transferência para prisão secreta, levantando preocupações sobre seu paradeiro e segurança
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o site de comunicação russo Sota.vision, Alexei Navalny, o principal opositor político do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi transferido para uma prisão fora da região de Vladimir. Ainda não se sabe o paradeiro do ativista, mas ele foi transferido nesta última segunda-feira (11/12).
“Alexei Navalny deixou a Instituição Penitenciária Federal IK-6 na região de Vladimir e foi para uma instalação localizada fora da região”, disse o site.
No mesmo dia da transferência, os advogados de Navalny afirmaram perda de contato total com o político. Crítico assíduo de Vladimir Putin, Navalny foi condenado em agosto desse ano a 19 anos de cadeia, onde deveria ser cumprido na colônia penal IK-6. Ele é acusado de criar um grupo extremista contra o presidente da Rússia, além de financiar atos extremistas.
Nalvany era um dos maiores nomes contra a legitimidade do governo Putin, antes de ser condenado. Organizador de manifestações populares contra o Kremlin, ele também denunciava esquemas de corrupções do governo e de suas empresas russas, nas redes sociais.
Em 2020, o ativista precisou ser levado as pressas para Berlim, na Alemanha, por ter sido envenenado com Novichok, uma toxina de origem soviética. Segundo investigações independentes do jornal CNN e do grupo de jornalismo investigativo Bellingcat, o Serviço de Segurança Russo (FSB) esta por trás da tentativa de assassinato. Na época, Putin negou a acusação e afirmou que, se fosse o caso, os agentes teriam “terminado o serviço”.
Apoiadores e equipe de Nalvany afirmam que o envenenamento e a prisão tem motivações políticas.