metropoles.com

Naufrágio de barco de imigrantes deixa seis mortos no Canal da Mancha

Número de imigrantes que tenta realizar a travessia para entrar ilegalmente no Reino Unido ou na França se intensifica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dan Kitwood/Getty Images
imagem colorida mostra barco em alto mar cheio de imigrantes com colete salva vidas, com navio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra barco em alto mar cheio de imigrantes com colete salva vidas, com navio ao fundo - Metrópoles - Foto: Dan Kitwood/Getty Images

O naufrágio de um barco cheio de imigrantes deixou seis mortos neste sábado (12/8). A embarcação tentava passar pelo Canal da Mancha para entrar ilegalmente no Reino Unido ou na França.

A Guarda Costeira dos dois países realizou uma operação conjunta para resgatar os sobreviventes. De acordo com autoridades locais, mais de 50 pessoas foram retiradas do mar. Traficantes de pessoas costumam sobrecarregar barcos com imigrantes, o que deixa a travessia ainda mais arriscada em embarcações inadequadas.

A Marinha francesa resgatou 42 pessoas, inclusive cinco dos corpos, e levou os imigrantes para a cidade de Calais. Já os britânicos levaram 13 vítimas para Dover.

O Canal da Mancha separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o mar do Norte ao Oceano Atlântico. De acordo com a emissora britânica estatal BBC 15.826 pessoas cruzaram o canal em pequenas embarcações. O número superou 45 mil em 2022.

Na quinta-feira (10/8), 755 imigrantes foram detectados pelo governo britânico tentando entrar no Reino Unido pelo Canal da Mancha. O número é o maior para um único dia neste ano.

Elisabeth Borne, primeira-ministra da França, parabenizou o empenho das equipes que trabalharam no resgate e afirmou que seus “pensamentos estão com as famílias das vítimas”. A secretária de Interior britânica Suella Braverman também lamentou as vidas perdidas: “Conversei com nossas equipes da Força de Fronteira que têm apoiado as autoridades francesas em resposta a este incidente”, escreveu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?