Naufrágio de balsa na Tanzânia deixa mais de 100 mortos
Acidente pode ter acontecido pela superlotação da embarcação
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 100 pessoas morreram nesta sexta-feira (21/9) em um naufrágio de uma balsa no Lago Vitória, na Tanzânia, informou a rádio estatal TBC Taifa. De acordo com as autoridades do país africano, as operações de busca e salvamento ainda estão sendo realizadas. Por isso, o número de mortos poderá aumentar.
No entanto, segundo o governador da província de Mwanza, John Mongella, 37 pessoas foram resgatadas com vida, mas estão em situação “muito preocupante”. Até o momento, a causa do acidente é desconhecida, mas a Agência Tanzaniana de Serviços Elétricos e Mecânicos acredita que o naufrágio ocorreu pela superlotação da embarcação.
A mídia local, citando testemunhas, informou que mais de 200 pessoas estavam viajando no barco, que tem capacidade para 100. No entanto, as autoridades acreditam que 400 passageiros estavam a bordo quando a embarcação virou.
O navio de passageiros MV Nyerere estava viajando entre Ukara e Bugolora. Segundo o comandante da polícia de Mwanza, Jonathan Shanna, nenhum estrangeiro foi encontrado entre os mortos. O presidente do país, John Magufuli, manifestou “profunda tristeza” pela tragédia e pediu para que a população “permaneça tranquila em um momento difícil”.
Naufrágios de embarcações são frequentemente registrados no Lago Vitória, que é cercado pela Tanzânia, Quênia e Uganda. Em 1996, mais de 800 pessoas morreram quando um navio afundou no local. Já em 2011, quase 200 passageiros morreram em um naufrágio perto de Zanzibar, na Tanzânia.