Nasa escolhe Blue Origin, de Jeff Bezos, para construir módulo lunar
Empresa do bilionário Jeff Bezos ganhou contrato de US$ 3,4 bilhões para liderar desenvolvimento de módulo lunar para missão Artemis V
atualizado
Compartilhar notícia
A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, fechou um contrato com a Nasa para desenvolver um módelo de pouso lunar para a missão Artemis V, anunciou a agência espacial nesta sexta-feira (19/5).
Com o contrato, a Blue Origin receberá US$ 3,4 bilhões para projetar, desenvolver e testar o módulo de pouso Blue Moon. Além disso, a empresa também terá de fazer uma “missão de demonstração” sem tripulantes, que ainda não teve data revelada.
Apesar do desenvolvimento do módulo lunar ser liderado pela Blue Origin, a empresa de Jeff Bezos não estará sozinha no projeto, que também contará com o apoio de empresas como a Lockheed Martin, Boeing, Draper, Astrobotic e Honeybee Robotics.
A missão está programada para 2029 e irá levar quatro astronautas para a órbita da Lua, na espaçonave Orion. O planejamento é que a nave se acople à futura estação espacial Gateway. Depois disso, dois astronautas devem seguir para o módulo de pouso Blue Moon, que irá levar eles à Lua.
“Estamos em uma era de ouro dos voos espaciais humanos, que é possível graças às parcerias comerciais e internacionais da Nasa. Juntos, estamos fazendo um investimento na infraestrutura que abrirá o caminho para pousar os primeiros astronautas em Marte”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.
We’re excited to be selected by @NASA to land astronauts back on the Moon, this time to stay. Time to get to work! https://t.co/hiAZZCRHMg pic.twitter.com/hdLWxhBFaz
— Blue Origin (@blueorigin) May 19, 2023
“A Blue Origin e seus parceiros já estão trabalhando e animados para estar nesta jornada com a Nasa”, disse a Blue Origin em comunicado.