Nasa anuncia missão não tripulada à Lua a partir de 29 de agosto
A viagem espacial Artemis 1 poderá durar de quatro a seis semanas. A missão será entre final de agosto e início de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A Artemis 1, primeira missão não tripulada do programa americano de retorno à Lua, deverá decolar a partir de 29 de agosto, anunciou nesta quarta-feira a agência espacial dos Estados Unidos (Nasa).
De acordo com o diretor de operações da Nasa, Jim Free, a primeira janela de possíveis datas de lançamento deve ocorrer em 29 de agosto, 2 de setembro ou 5 de setembro.
“Essas são datas previstas, então não é um compromisso da agência”, disse ele. “Vamos assumir o compromisso da agência na revisão da preparação do voo, pouco mais de uma semana antes do lançamento. Mas essas são as datas em que a equipe está trabalhando”, falou.
Em últimos testes, realizados em junho, a nave alcançou 90% das metas estabelecidas pela agência espacial. Segundo Cliff Lanham, responsável da divisão de veículos espaciais, os engenheiros solucionaram falhas que causavam perda de hidrogênio no sistema de lançamento.
Caso o voo de teste inicial tenha bons resultados, a Nasa planeja lançar quatro astronautas em um segundo foguete para um voo ao redor da lua em 2024. Contudo, os tripulantes da nave não irão pisar em solo lunar.
A agência espacial prevê levar a primeira mulher à Lua a bordo da Artemis 3, que tem previsão para acontecer entre 2025 e 2026.