Nasa anuncia duas novas missões para estudar Vênus
Astro tem algumas semelhanças com a Terra em termos de tamanho, massa e composição. É o planeta cuja órbita é a mais próxima do nosso
atualizado
Compartilhar notícia
O planeta de Vênus voltará a ser estudado após 30 anos da missão Magellan. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2/6), quando a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) informou que vai enviar duas naves espaciais em duas missões para realizar novas descobertas.
As missões escolhidas são: a DAVINCI+ e a VERITAS e deverão seguir ao planeta Vênus nos próximos anos.
In today’s #StateOfNASA address, we announced two new @NASASolarSystem missions to study the planet Venus, which we haven’t visited in over 30 years! DAVINCI+ will analyze Venus’ atmosphere, and VERITAS will map Venus’ surface. pic.twitter.com/yC5Etbpgb8
— NASA (@NASA) June 2, 2021
No ano passado, a Nasa já tinha apresentado propostas para seu programa Discovery, no qual os cientistas mostraram ideias para missões planetárias menores e com preços “mais acessíveis”.
Vênus tem algumas semelhanças com a Terra em termos de tamanho, massa e composição. É ainda o planeta cuja órbita é a mais próxima do nosso.
Mas também há diferenças, como as temperaturas dos dois planetas. Enquanto a temperatura da Terra é moderada e amplamente coberta por água, Vênus, com uma densa atmosfera de dióxido de carbono, tem uma temperatura extremamente quente de 900 graus Fahrenheit na superfície.
Após inúmeras missões dos Estados Unidos e da União Soviética para explorar Vênus, entre as décadas 70 e 90, o planeta ficou um pouco esquecido. No entanto, permanece um mistério que muitos cientistas querem desvendar.