metropoles.com

“Não precisamos de mediadores”, diz Zelensky após encontro com o papa

Zelensky também afirmou que qualquer plano de paz deve ser pensado a partir dos interesses da Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vatican Pool/Getty Images
Pope Francis Meets Ukrainian President Zelensky
1 de 1 Pope Francis Meets Ukrainian President Zelensky - Foto: Vatican Pool/Getty Images

Após encontro com o papa Francisco no Vaticano, neste sábado (13/5), Volodymyr Zelensky voltou a defender que a Ucrânia não precisa de mediadores no conflito com a Rússia, e que qualquer plano de paz deve ser discutido a partir dos interesses do país invadido pelos russos.

“Foi uma honra para mim conhecer Sua Santidade, mas ele conhece minha posição. A guerra é na Ucrânia e o plano [de paz] deve ser ucraniano”, disse Zelensky em coletiva de imprensa após o primeiro encontro com o líder da Igreja Católica desde o início da guerra. “Com todo respeito à Vossa Santidade, não precisamos de mediadores, precisamos de uma paz justa”, declarou o presidente da Ucrânia.

Segundo Zelensky, o papa Francisco foi convidado a trabalhar por um plano de paz ao lado de outros líderes mundiais. Contudo, o líder ucraniano afirmou que a Rússia não pode ser envolvida em diálogos no momento. “Você não pode mediar com Putin, nenhum país no mundo pode fazer isso”, ressaltou.

A fala do presidente da Ucrânia acontece dias após Francisco afirmar que o Vaticano estaria envolvido em uma missão de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Itália promete apoio à Ucrânia

Além do papa Francisco, Zelensky também se encontrou com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni.

Os líderes do país enfatizaram o apoio da Itália à Ucrânia durante a guerra e condenaram a invasão da Rússia ao território ucraniano.

“Não se pode alcançar a paz por meio da rendição”, disse Giorgia Meloni. A primeira-ministra acrescentou que a Itália apoiará a Ucrânia “pelo tempo que for necessário”.

No encontro com o presidente da Itália em Roma, Zelensky recebeu a garantia de que o país apoiará a candidatura da Ucrânia à União Europeia. Além disso, Sergio Mattarella afirmou que italianos continuarão dando apoio em nível militar, financeiro, humanitário e de reconstrução aos ucranianos.

“Estão em jogo não apenas a independência e a integridade territorial da Ucrânia, mas também a liberdade dos povos e a ordem internacional”, disse Mattarella.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?