metropoles.com

“Não é negociável”, diz Milei sobre fechamento do Banco Central

A afirmação foi veiculada nas redes sociais pelo gabinete do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, nesta sexta-feira (24/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida mostra javier Milei, candidato vencedor do pleito de 2023 na argentina Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra javier Milei, candidato vencedor do pleito de 2023 na argentina Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

A oficina do presidente eleito Javier Milei esclareceu uma das principais propostas de campanha dele: a possibilidade de encerrar o Banco Central da República Argentina (BCRA). Em comunicado à imprensa, enfatizou-se que o assunto “não é negociável”. Veja:

“Ante os falsos rumores difundidos, desejamos esclarecer que o encerramento do Banco Central da República Argentina (BCRA) não é um assunto negociável”, ressalta a nota.

Milei havia falado, durante a campanha, que fecharia o BCRA. A instituição é responsável pela execução da política monetária. Ou seja, ela usa os juros básicos (de curto prazo) para aquecer ou esfriar o mercado, dependendo do contexto inflacionário.

A nota desta sexta-feira (24/11) informa, ainda, a troca de nomes frente à Administração Nacional da Seguridade Social (ANSeS): em vez de Carolina Píparo, quem assumirá será o economista Osvaldo Giordano. Na petroleira YPF, o engenheiro Horacio Marín ocupará o cargo de liderança.

A posse de Milei deve ocorrer em 10 de dezembro. O Brasil ainda não definiu quem vai representar o governo federal na cerimônia — e o ex-presidente Jair Bolsonaro já prepara comitiva para comparecer ao evento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?