metropoles.com

Na Ucrânia, Biden promete reforço de armamento e mais sanções à Rússia

Presidente dos EUA, Joe Biden desembarcou em Kiev para uma visita surpresa à capital da Ucrânia, às vésperas do marco de um ano de conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ukrainian Presidential Press Office via Getty Images
presidente joe biden e zelensky na Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 presidente joe biden e zelensky na Ucrânia - Metrópoles - Foto: Ukrainian Presidential Press Office via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, prometeu enviar reforço significativo de armamento à Ucrânia e uma nova rodada de sanções à Rússia, durante visita surpresa à Kiev nesta segunda-feira (20/2).

Em nota, o líder norte-americano informou que o objetivo da viagem é “reafirmar o compromisso inabalável com a democracia, soberania e integridade territorial da Ucrânia”, às vésperas do marco de um ano de conflito no leste europeu, na próxima sexta-feira (24/2).

“Anunciarei outra entrega de equipamento crítico, incluindo munição de artilharia, sistemas antiblindados e radares de vigilância aérea para ajudar a proteger o povo ucraniano de bombardeios aéreos”, escreveu Biden, em comunicado compartilhado pela Casa Branca.

Veja o registro da viagem, feito pelo departamento de imprensa ucraniano:

Ele garantiu que, no fim desta semana, os EUA irão anunciar novo pacote de sanções contra “elites e empresas que estão tentando fugir ou preencher a máquina de guerra da Rússia”.

“Quando Putin lançou sua invasão há quase um ano, ele pensou que a Ucrânia estava fraca, e o Ocidente, dividido. Ele pensou que poderia sobreviver a nós, mas ele estava absolutamente errado”, defendeu o democrata.

Viagem surpresa

O presidente Joe Biden desembarcou em Kiev, na manhã desta segunda-feira, em uma visita não anunciada ao homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Uma viagem para a Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, estava programada por Biden. A chegada à capital ucraniana foi organizada de forma secreta, por questões de segurança. Biden e a esposa teriam deixado Washington sem aviso prévio.

De fato, a presidência divulgou na noite de domingo (20) uma programação pública para a visita oficial mostrando o presidente ainda em Washington e partindo à noite para Varsóvia. Mas ele já havia partido.

Biden foi flagrado perto da Catedral de São Miguel, na capital ucraniana, ao lado de Zelensky. Ao som de um alarme aéreo, o presidente dos EUA homenageou os mortos na guerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?