Na Suíça, idosa de 90 anos é a primeira vacinada contra a Covid-19
Esta é a primeira autorização de um imunizante contra o coronavírus no país de 8,6 milhões de habitantes
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira vacina contra a Covid-19 na Suíça foi aplicada em uma senhora de 90 anos, que mora em uma casa de saúde em Lucerna. A idosa, que não teve o nome divulgado, recebeu a dose da Pfizer/BioNTech nesta quarta-feira (23/12).
O país é o primeiro do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid-19 sob procedimento padrão — e não para uso emergencial.
Agora, a campanha de vacinação se expandirá por outras cidades menores do país e, na semana que vem, para os grandes centros urbanos.
Os primeiros cidadãos a serem imunizados gratuitamente serão os com 75 anos ou mais, seguidos dos que possuem entre 65 e 74 anos de idade ou doenças crônicas, além dos profissionais da saúde. A previsão é que o restante da população possa começar a receber a proteção contra o novo coronavírus a partir de abril de 2021.
O país fez um contrato com a Pfizer e a BioNTech que garante a entrega de 3 milhões de doses da vacina. Equivalente a imunização de 1,5 milhão de pessoas, já que é necessária aplicação em duas doses.
Vacina da Pfizer/BioNTech
Como noticiado pelo Metrópoles, a Suíça autorizou no úlltimo sábado (19/12) o uso padrão — ou seja, não emergencial — da vacina da parceria Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.
Esta é a primeira autorização de uma vacina contra o coronavírus no pequeno país de 8,6 milhões de habitantes. De acordo com últimas informações, a Suíça registrou mais de 418 mil casos positivos e 6.333 mortes pela Covid-19.