Na Sexta-Feira Santa, papa propõe que fiéis olhem para a consciência
Nas meditações da Via-Sacra, o papa Francisco sugeriu que fiéis façam uma reflexão sobre sua própria consciência e às distorções do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco convidou os fiéis a fazerem uma “conversa face a face com Jesus” e refletirem sobre a própria consciência, nesta Sexta-Feira Santa (29/3). A palavra consta nas meditações da Via-Sacra, que ocorrerá no Coliseu, em Roma, na noite desta sexta (29/3). A celebração, tradicional entre católicos, relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.
As meditações da Via-Sacra geralmente são feitas por bispos, missionários e outros representantes da Igreja Católica ou de grupos da sociedade, como refugiados de guerra. No entanto, neste ano, o texto foi redigido pelo próprio papa.
Na palavra, o pontífice sugere que os fiéis reflitam para si mesmos e a própria consciência, ao mesmo tempo em que não deixem de olhar para as “distorções do mundo contemporâneo”.
“Uma conversa face a face com Cristo, feita de reflexões, interrogações, introspecções, confissões, invocações. Uma longa oração íntima que, neste Ano da Oração, prelúdio do Jubileu, deixa o coração humano falar”, descreve o Vaticano.
Leia a meditação completa aqui.
Lava-pés
Durante as celebrações da Quinta-Feira Santa (28/3), o papa Francisco lavou os pés de 12 detentas de uma penitenciária feminina de Roma, na Itália. A cerimônia é tradicional católica e retoma o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés dos discípulos na Ceia do Senhor.
Ao longo da homilia, o pontífice falou sobre a importância do perdão. “Mas Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos o perdão”, disse.