metropoles.com

Na Polônia, Joe Biden chama Vladimir Putin de “açougueiro”

Presidente norte-americano encontrou o líder polonês Andrzej Duda e visitou centro de atendimento a refugiados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Omar Marques/Getty Images
Joe Biden visita a Polônia para dar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia
1 de 1 Joe Biden visita a Polônia para dar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia - Foto: Omar Marques/Getty Images

Depois de se reunir com refugiados ucranianos na Polônia na manhã deste sábado (26/3), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o líder russo, Vladimir Putin, de “açougueiro”.

A frase foi dita após Biden ser questionado sobre as ações de Putin contra a Ucrânia. “Ele é um açougueiro. É isso o que ele é”, declarou o norte-americano a jornalistas, depois do encontro com refugiados e com o presidente da Polônia, Andrzej Duda.

4 imagens
Joe Biden e Andrzej Duda conversam na Polônia
Joe Biden visita a Polônia para dar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia
Andrzej Duda e Joe Biden caminham ao lado de soldados poloneses
1 de 4

Andrzej Duda, presidente da Polônia, recebe Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

Stringer/Anadolu Agency via Getty Images
2 de 4

Joe Biden e Andrzej Duda conversam na Polônia

Jeff J Mitchell/Getty Images
3 de 4

Joe Biden visita a Polônia para dar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia

Omar Marques/Getty Images
4 de 4

Andrzej Duda e Joe Biden caminham ao lado de soldados poloneses

Omar Marques/Getty Images

O encontro com refugiados ocorreu no Estádio Nacional de Varsóvia, onde há uma central de cadastramento de ucranianos no país.

De acordo com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 3,7 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da guerra. Do total, 2,2 milhões estão na Polônia.

Na sexta-feira (25/3), Biden afirmou que os Estados Unidos receberão 100 mil refugiados ucranianos e oferecerão US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,8 bilhões) em ajuda humanitária ao país.

Em discurso na manhã deste sábado, o presidente dos EUA elogiou as ações da Polônia para auxiliar os refugiados ucranianos.

“A Polônia tem tomado para si uma tremenda responsabilidade. O fato de que vocês têm recebido tantos cidadãos ucranianos, compreendemos isso. Sabemos que milhares de pessoas têm atravessado a fronteira. Devemos fazer a nossa parte para o povo ucraniano, abrindo nossas fronteiras para mais de 100 mil pessoas”, afirmou.

Agenda na Polônia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa, neste sábado (26/3), de agenda extensa na Polônia. Durante a manhã, ele se reuniu com os ministros das relações Exteriores e da Defesa da Ucrânia, em um hotel no centro de Varsóvia.

Depois, Biden se encontrou com o presidente polonês, Andrzej Duda. Em discurso após agenda com o líder, Biden afirmou que Vladimir Putin, mandatário russo, tentou separar a Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan).

“O ponto mais importante que nos une é a liberdade. […] Putin foi capaz de dividir a Otan e tentou separar o Ocidente e o Oriente. Mas ele não está conseguindo fazê-lo. Permanecemos juntos e acho que é muito importante que permaneçamos no mesmo ritmo”, pontuou.

A visita à Polônia ocorre depois da participação do norte-americano na reunião emergencial da Otan, na quinta-feira (24/3) — exatamente um mês após o início da invasão russa. A Polônia sugeriu que a Rússia seja excluída do G20, o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. A medida foi apoiada pelos Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?