metropoles.com

Na ONU, países condenam atos da Rússia, que fala em diplomacia

Discursos vieram após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer regiões separatistas na Ucrânia como repúblicas independentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexei NikolskyTASS via Getty Images)
Presidente da Rússia Putin veste terno azul. Ele está olhando sério-Metrópoles
1 de 1 Presidente da Rússia Putin veste terno azul. Ele está olhando sério-Metrópoles - Foto: Alexei NikolskyTASS via Getty Images)

Após o presidente russo, Vladimir Putin, ter reconhecido como independentes regiões da Ucrânia onde há lutas separatistas, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a maioria dos países membros do Conselho de Segurança reagiram condenando o ato.

Uma reunião de emergência da ONU foi convocada por países ocidentais depois de Putin ter reconhecido, na segunda-feira (21/2) à noite, a independência de Donetsk e Luhansk. O ato ocorreu em uma cerimônia televisionada pelo governo russo. Depois do anúncio, Putin ainda decidiu enviar tropas às regiões para, segundo ele, “manutenção da paz”.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que a tentativa de Putin para justificar a entrada nos territórios separatistas é um absurdo. “Sabemos o que realmente são”, disse .

A secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, lamentou a decisão e antecipou possível conflito breve. “As próximas horas e dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser evitado a qualquer custo”, frisou.

Países ocidentes preveem sanções contra a Rússia. Outros membros do Conselho de Segurança condenaram os últimos eventos, entre eles França, Noruega e Irlanda.

Em resposta, o governo russo disse não estar fechado à diplomacia para resolver a crise na Ucrânia. De acordo com o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, a Rússia vai impedir um “banho de sangue” nos territórios separatistas do leste do país.

“Continuamos abertos à diplomacia, a uma solução diplomática. No entanto, permitir um novo banho de sangue em Donbass é algo que não pretendemos fazer”, declarou.

Durante a sessão, vários membros do Conselho de Segurança condenaram os últimos eventos. Entre os países que criticaram a Rússia, estão França, Noruega e Irlanda, cuja embaixadora, Geraldine Byrne Nason, foi enfática. “Os atos unilaterais da Rússia não fazem mais que exacerbar as tensões”, assinalou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?