Na França, Macron promove encontro entre Trump e Zelensky
Com ponte de Macron, Trump e Zelensky conversaram na França sobre futuro da guerra na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da França, Emmanuel Macron, promoveu o primeiro encontro entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky desde a vitória do republicano nas eleições dos Estados Unidos. A reunião tripartida aconteceu neste sábado (7/12), no Palácio do Eliseu, em Paris.
Os três líderes se reuniram na capital francesa para acompanhar a reabertura da Catedral de Notre-Dame, que esteve fechada nos últimos cinco anos por conta de um incêndio.
Macron chamou o encontro de “histórico”, e afirmou que França, EUA e Ucrânia vão dar continuidade a uma “ação conjunta em prol da paz e da segurança”.
Após a reunião, Zelensky disse que Trump “está, como sempre, resoluto” sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, e afirmou que os três países concordaram em continuar trabalhando juntos.
“O presidente Trump está, como sempre, resoluto. Agradeço a ele. Também estendo minha gratidão a Emmanuel por organizar esta importante reunião”, escreveu o presidente ucraniano no X. “Concordamos em continuar trabalhando juntos e manter contato. Paz através da força é possível”.
A reunião tripartida surge em meio as incertezas envolvendo o conflito no Leste Europeu durante a administração Trump, que assume a Casa Branca em janeiro de 2025.
O novo presidente norte-americano prometeu acabar com a guerra na Ucrânia em tempo recorde. Trump, contudo, já sinalizou que a política externa dos EUA em relação ao conflito pode sofrer alterações no seu segundo mandato.