metropoles.com

Na capital iraniana, milhares velam Suleimani e pedem vingança

Autoridades e a multidão de civis que acompanharam o funeral do general prometeram retaliação aos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VAHID SALEMI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PROTESTO NO IRÃ CONTRA OS EUA
1 de 1 PROTESTO NO IRÃ CONTRA OS EUA - Foto: VAHID SALEMI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Repetindo o que ocorrera no primeiro dia de funeral em Badgá, no Iraque, a multidão e as autoridades que velaram, nesta segunda-feira (06/01/2020), o general iraniano Qassim Suleimani em Teerã, pediram vingança contra os EUA. Entre os que pregaram abertamente uma retaliação, estavam a filha de Suleimani, Zeinab, e seu sucessor no comando das Forças Quds, general Esmail Ghaani.

Na capital iraniana, o velório, que já dura três dias, começou com uma cerimônia na mesquita da Universidade de Teerã e, em seguida, o corpo saiu em cortejo, cercado por milhares de pessoas.

Da cerimônia, reservada, participou também o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, que inclusive chorou sobre o caixão de Suleimani. Segundo homem na hierarquia política iraniana, o general era próximo do aiatolá.

Dias sombrios
Zeinab afirmou que Trump, o qual chamou de “símbolo da ignorância” e “escravo dos sionistas”, não deve achar que a morte de seu pai “acaba com tudo”. Estados Unidos e Israel vão, segundo ela, encarar “dias sombrios“. Ghaani, por sua vez, jurou vingança: “Deus, o Todo-Poderoso, prometeu ter sua vingança, e Deus é o maior vingador. Certamente, ações serão tomadas”.

O velório contou com a presença inclusive de opositores do atual presidente, Hassan Rouhani. Embora seja da oposição, ele encarou o assassinato de Suleimani como um ataque a toda a nação iraniana.

Depois de sair do Iraque, onde foi o ataque orquestrado pelos Estados Unidos, e chegar à capital iraniana, o corpo de Suleimani segue para Kernan, cidade nala do general, onde ele será finalmente sepultado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?