metropoles.com

Na Arábia, Bolsonaro reencontra polêmica de embaixada em Israel

Presidente chega à última parada de giro árabe para participar de fórum econômico, mas não evitou trazer relação com Israel de volta à mesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Dias/PR
Chegada de Bolsonaro a Riade
1 de 1 Chegada de Bolsonaro a Riade - Foto: José Dias/PR

Enviado especial a Riade (Arábia Saudita) – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) continua insistindo que o giro que faz pelos países árabes tem foco apenas comercial, sem envolver política, mas o elefante na sala se fez perceber: pressionado por suas bases evangélicas, o chefe do Executivo fez o que os diplomatas que costuraram essa série de visitas temiam, e voltou a dizer que considera sim mudar a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

O assunto incomoda os países árabes e a viagem – após uma decisão (agora incerta) de substituir a embaixada por um escritório de negócios – tinha como um dos objetivos desfazer o mal-estar que havia sido criado em março, quando o presidente esteve em Israel.

A mudança do local da embaixada é um pedido insistente da militância evangélica de Bolsonaro, mas sofre resistência na ala mais pragmática do governo, como a equipe econômica. “No Brasil, são quase 40% de evangélicos, que querem essa mudança da embaixada” disse Bolsonaro a jornalistas nesta segunda-feira (28/10/2019) na penúltima parada da viagem, em Doha, no Catar. “Acho que, mais cedo ou mais tarde, pode acontecer a transferência da embaixada”, disse, sem marcar data.

Horas mais tarde, ao chegar a Riade, na Arábia Saudita, Bolsonaro tentou baixar o tom: “Não é um ponto principal, estamos tratando secundariamente. Ninguém vai impor nada”, despistou.

O Brasil deve abrir ainda este ano o escritório de negócios na cidade sagrada – para judeus, muçulmanos e católicos. O local não terá status diplomático e, para autoridades do setor pragmático do governo, o modelo já resolveria a questão.

No último dia 10 de outubro, por exemplo, o secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Itamaraty, embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, havia tratado o assunto como encerrado: “A decisão tomada é de abrir esse escritório. Sabemos que há visões nem sempre convergentes no governo, há os interesses do agronegócio e a questão religiosa. No encontro dessas visões, o governo foi sensível a uma solução no meio do caminho”.

Agora, porém, Bolsonaro pode ter de enfrentar uma saia justa com seus anfitriões sauditas. No Catar, ele chegou a dizer que tratou “de passagem” do assunto com autoridades árabes, sem citar quais. “Não reclamaram”, garantiu ele, considerando que a resistência vai diminuir. “É um passo o escritório comercial”, afirmou.

Encontros com a realeza
Após desembarcar em Riade na segunda, Bolsonaro foi a um jantar em sua homenagem oferecido pelo príncipe herdeiro do reino da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Nesta terça (29/10/2019), ele encontra o rei do país, Salman Bin Abdulaziz Al Saud, em um almoço.

Na quarta (30/10/2019) Bolsonaro poderá enfim tentar fazer comércio e negócios. Ele participa e discursa em uma conferência econômica apelidada de “Davos no deserto”. O Brasil será tema de um painel: “O retorno à prosperidade: como um novo ambiente de negócios pode colocar o Brasil de volta aos trilhos?”.

Há ainda assuntos mais práticos, como um pedido da empresa brasileira BRF para que a Arábia Saudita volte a comprar frango em quantidade de uma fábrica que a companhia abriu no país vizinho, os Emirados Árabes Unidos (mas que apenas processa frango produzido no Brasil). A Arábia Saudita reduziu muito as compras este ano, sob a justificativa de nacionalizar a produção. “Vou pedir”, resumiu Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?