metropoles.com

Museu da Alemanha deve devolver fóssil levado ilegalmente do Brasil

O fóssil foi revelado em 2020 e chamou a atenção pela falta de clareza sobre como foi importado do Brasil para a Alemanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Museu de História Natural de Karlsruhe
Fóssil brasileiro ilegalmente levado à Alemanha que será devolvido ao Brasil - Metrópoles
1 de 1 Fóssil brasileiro ilegalmente levado à Alemanha que será devolvido ao Brasil - Metrópoles - Foto: Reprodução/Museu de História Natural de Karlsruhe

O fóssil de dinossauro Ubirajara jubatus deve ser devolvido ao Brasil pelo Museu de História Natural de Karlsruhe, da Alemanha, após ter sido retirado irregularmente do país por pesquisadores estrangeiros.

A decisão aconteceu nessa terça-feira (19/7), após o Conselho de Ministros de Banden-Württemberg acatar o pedido feito pela ministra da Ciência, Theresia Bauer, que solicitou ao museu que devolvesse o fóssil devido às circunstâncias pouco claras de como a peça histórica chegou à Alemanha.

Segundo o jornal alemão Badische Neueste Nachrichten, a ministra afirmou ter uma posição muito clara sobre objetos em coleções de museus adquiridos de forma irregular, e que em casos como este uma devolução será considerada.

“O Ubirajara deve, portanto, voltar para o Brasil devido à sua grande importância e às questionáveis circunstâncias de sua aquisição”, disse Theresia Bauer.

Importação ilegal

Após o fóssil ser apresentado em uma revista especializada em dezembro de 2020, as informações sobre a data em que a peça foi importada não ficaram claras e os olhos da comunidade científica começaram a se voltar para o caso.

A revista onde o artigo apresentando o Ubirajara Jubatus havia sido publicado decidiu retirar a publicação. Posteriormente, o museu admitiu ter dado falsas declarações para o artigo e para o Ministério da Ciência da Alemanha.

De acordo com a reportagem do Badische Neueste Nachrichten, o Brasil encaminhou ao Ministério das Relações Exteriores da Alemanha um pedido de assistência jurídica pedindo a devolução do fóssil em fevereiro deste ano.

Após a decisão do Conselho de Ministros, o Ministério da Ciência da Alemanha afirmou que o retorno do fóssil já foi acertado com o Brasil. O provável destino da peça pré-histórica deve ser o Museu Nacional do Rio de Janeiro inicialmente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?