Mosquitos tigres-asiáticos invadem Ibiza e população entra em desespero
Uma das espécies mais mortais do mundo, o inseto transmite doenças como dengue e zika e pode picar até mesmo por cima de roupas
atualizado
Compartilhar notícia
Reaberta aos poucos devido à pandemia do novo coronavírus, a Ilha de Ibiza, na Espanha, foi invadida por uma nuvem de mosquitos tigres-asiáticos (Aedes albopictus). Parentes do aedes aegypti, os insetos transmite doenças como dengue, zika e febre amarela.
De acordo com o jornal britânico Mirror, as autoridades de saúde informaram que os mosquitos estão surgindo por causa de piscinas não tratadas. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bichos estão na lista de animais mais mortais do mundo.
O mosquito tigre-asiático leva de 10 a 12 dias para eclodir e pode picar até mesmo por cima de roupas. “Sua capacidade de transportar e espalhar doenças para os seres humanos causa milhões de mortes a cada ano”, declara a OMS.
O fenômeno ocorreu, conforme especialistas, em consequência de hotéis e pousadas fechadas, o que teria atraído a espécie. Agora, o governo de Ibiza pede para proprietários de piscinas purificá-las rapidamente, pois a ilha teme “um verdadeiro problema de saúde pública”.