Mosaico histórico do século 4 d.C. vem à tona no Chipre
Pavimento decorado provalvelmente pertenceu a uma suntuosa vila romana situada ao oeste da atual Nicósia, capital de Chipre
atualizado
Compartilhar notícia
Um enorme e espetacular mosaico do século 4 d.C., que mostra uma corrida de carroças e outros elementos decorativos, foi descoberto em Akaki, município situado ao oeste de Nicósia, capital do Chipre.
A obra pertence ao período em que a ilha mediterrânea fazia parte do Império Romano, do ano 31 a.C. até o século 4. O pavimento decorado, de 11 metros de comprimento e quatro de largura, tem grande riqueza de detalhes geométricos. Uma das peculiaridades da arte é que as quatro quadrigas que participam da competição aparecem em quatro fases diferentes da corrida.
O patrimônio cultural de Chipre é rico e descobrimos monumentos antigos com regularidade
Marios Demetriades, ministro do departamento de antiguidades
Ainda de acordo com o departamento, essas descobertas demonstram a importância desempenhada pela região na difusão da cultura romana no leste do Mediterrâneo.
Recentemente, uma série de descobertas arqueológicas importantes foram feitas na região. Em julho, foi revelada a existência de um mosaico que representa os poderes de Hércules. Neste mês os cientistas tomaram conhecimento de uma tumba da Idade do Bronze, a mais luxuosa encontrada até então. As informações são do departamento de antiguidades de Chipre e do site National Geographic.