“Morte da rainha é um choque para a nação”, diz premiê do Reino Unido
Primeira-ministra Liz Truss se reuniu com a rainha na terça-feira (6/9) para oficializar sua passagem ao cargo
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, fez um pronunciamento nesta quinta-feira (8/9) sobre a morte da Rainha Elizabeth II. A monarca morreu, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito nos canais oficiais da família real britânica.
“A morte da Rainha é um choque enorme para a nação. A Grã-Bretanha é o grande país que é hoje por causa dela. A Rainha Elizabeth II foi a rocha em que a Grã-Bretanha moderna foi construída. Nosso país cresceu e floresceu em seu reinado”, disse Truss.
A premiê se reuniu com a rainha no castelo de Balmoral na terça-feira (6/9). O encontro durou cerca de meia hora e foi parte do protocolo do cargo.
“Nós somos, agora, uma nação moderna, próspera e dinâmica. Por dificuldades, a Rainha nos deu a estabilidade que precisávamos. Ela era o espírito da Grã-Bretanha e esse espírito continuará”, disse. “Ela foi a nossa monarca a reinar por mais tempo. É um feito extraordinário ter presidido com tamanha dignidade e graça por 70 anos. Sua vida de serviço se estende por mais tempo do que a maioria de nossas memória”, declarou Truss.
A britânica ainda ressaltou a passagem da coroa para o filho de Elizabeth, o rei Charles III. “Hoje, a coroa passa, como faz há mais de mil anos para o nosso novo monarca, o novo Chefe de Estado, Sua Majestade Rei Charles III”, afirmou.
“Com a família do rei, lamentamos a perda de sua família, e enquanto lamentamos, devemos nos unir como um povo para lhe apoiar. Para ajudá-lo a carregar a imensa responsabilidade que ele leva por nós todos. Nós lhe oferecemos nossa lealdade e devoção, assim como sua mãe devotou tanto a tantos por tanto tempo. E com o fim da segunda Era Elizabethana, estamos em uma nova era da magnífica história de nosso grande país, exatamente como Sua Majestade teria desejado, dizendo as palavras: ‘Deus salve o rei’.”