Morre Tom Moore, veterano britânico que arrecadou milhões contra a Covid-19
O veterano britânico conseguiu doações de cerca de 30 milhões de libras (R$ 224 milhões) da população para o combate ao coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O capitão Tom Moore, veterano britânico da Segunda Guerra Mundial que protagonizou uma campanha de arrecadação de dinheiro para o sistema público de saúde do Reino Unido durante a pandemia do coronavírus, morreu aos 100 anos, nesta terça-feira (2/2), vítima da doença.
“É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore”, informaram as filhas em um comunicado.
Durante o isolamento, Moore gravou um vídeo em que afirmou que completaria 100 vezes um circuito em seu próprio quintal, com seu andador, se as pessoas doassem dinheiro para a saúde pública de seu país. Foram arrecadadas mais de 30 milhões de libras (aproximadamente R$ 224 milhões).
— Captain Tom Moore (@captaintommoore) February 2, 2021
Internação
Hannah Ingram-Moore, filha do capitão, tinha anunciado que Tom havia contraído a doença.
“Nas últimas semanas ele estava sendo tratado para pneumonia, e na semana passada testou positivo para Covid-19. Ele estava em casa conosco até hoje, quando ele precisou de ajuda adicional com sua respiração. Ele está sendo tratado em uma enfermaria, embora esteja não está em UTI (unidade de terapia intensiva) ”, disse ela.
Moore não chegou a receber a vacina contra a Covid-19 porque estava em tratamento contra a pneumonia. Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, se solidarizou com o veterano pelo Twitter. “Você inspirou toda a nação e sei que todos desejamos uma recuperação total”, escreveu.