metropoles.com

Morre o cantor e compositor cubano Pablo Milanés, aos 79 anos

Amigo de Chico Buarque e Milton Nascimento, artista foi engajado na luta por mudanças em Cuba. Ele estava internado devido a uma infecção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Rubio/Europa Press via Getty Images
cantor pablo milanés em palco em madri - metropoles
1 de 1 cantor pablo milanés em palco em madri - metropoles - Foto: Ricardo Rubio/Europa Press via Getty Images

O famoso cantor cubano Pablo Milanés, autor de sucessos como Yolanda e Canción por la unidad latinoamericana, morreu aos 79 anos, nesta terça-feira (22/11), em Madri, capital da Espanha. A informação foi confirmada pela assessoria do artista.

Ele foi hospitalizado em 12 de novembro na capital espanhola, onde vivia desde 2017, e estava em tratamento contra “infecções recorrentes”, segundo a assessoria. Pablo tinha uma saúde frágil e lutava, entre outras doenças, contra um problema renal que o forçou a se submeter a um transplante de rim em 2014.

“É com grande dor e tristeza que lamentamos informar que o mestre Pablo Milanés faleceu nesta madrugada de 22 de novembro em Madrid. Agradecemos profundamente todo carinho e apoio, a todos os seus familiares e amigos, nestes momentos tão difíceis. Que descanse no amor e na paz que sempre transmitiu. Permanecerá eternamente na nossa memória”, informou a página oficial do artista no Facebook.

Um dos fundadores e expoentes mais destacados da Nueva Trova cubana, o artista deu voz à busca por mudanças políticas na ilha, e trouxe canções sobre feridas abertas após a revolução, questionando se os últimos 60 anos realmente valeram a pena.

Nascido em Bayamo, cidade ao leste do país, em 1943, Pablo Milanés mudou-se com seus pais para a capital Havana ainda criança, onde estudou música e adquiriu influências do gênero tradicional cubano.

Revolucionário declarado, foi internado aos 23 anos em uma Unidade Militar de Assistência à Produção (UMAP). Os locais eram campos de trabalhos forçados para os quais o governo Fidel Castro enviava artistas, intelectuais, religiosos e homossexuais por supostamente se desviarem dos valores da revolução.

Milanés foi enviado para uma UMAP por expressar oposição ao partido no poder, como relatou posteriormente em entrevistas nas quais criticou o governo pelo fato de não ter se desculpado por esse episódio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?