Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética, aos 91 anos
Gorbachev, 91, nasceu na Rússia em março de 1931. Como presidente, aplicou dois planos de reforma na URSS
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu, nesta terça-feira (30/6), o ex-presidente da extinta União Soviética (URSS) Mikhail Gorbachev. As informações são da imprensa russa. Segundo o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, ele passava por uma “doença grave e prolongada”.
Gorbachev, que comandou o Kremlin de 1988 a 1991, foi o oitavo e último líder soviético antes da dissolução do Estado socialista, em 25 de dezembro de 1991.
Ele nasceu em março de 1931 em Privolnoye, na Rússia, e ficou conhecido pela origem humilde. Filho de camponeses, Gorbachev costumava brigar por reformas. Como presidente, aplicou dois planos de reforma na URSS: a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (transparência).
Sua era ficou famosa pela política moderada e abertura social, política e econômica da então URSS.
Nos países ocidentais, Gorbachev é relacionado diretamente ao fim da Guerra Fria e da disputa entre os blocos capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e comunista (liderado pela URSS). Na Rússia, porém, o antigo líder é comumente associado a reformas que causaram o colapso soviético.
Nobel da Paz
Com a reorganização que incluiu um novo Congresso, a União Soviética teve em 1989 as primeiras eleições desde 1917. Gorbachev foi eleito presidente e tomou posse em 1990, ano da queda do muro de Berlim.
No mesmo ano, recebeu o Novel da Paz por “seu papel no processo de paz que hoje caracteriza partes importantes da comunidade internacional”, segundo disse a entidade na ocasião. Ele presidia a Fundação Gorbachev, dedicada a programas de caridade e à educação.