metropoles.com

Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz

O ganês tinha 80 anos e o óbito ocorreu na Suíça, segundo a rede de televisão BBC. As causas da morte não foram informadas até o momento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PAULO LIEBERT/ESTADÃO CONTEÚDO
Kofi Annan no Unctad
1 de 1 Kofi Annan no Unctad - Foto: PAULO LIEBERT/ESTADÃO CONTEÚDO

Morreu neste sábado (18/8), aos 80 anos, em um hospital de Berna, na Suíça, o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2001, Kofi Annan. As informações foram divulgadas pelo portal da rede de televisão BBC.

O ganês foi o primeiro negro a presidir a ONU, onde ficou por dois mandatos, entre 1997 e 2007. As causas da morte não foram divulgadas.

Formado em economia, Kofi Annan conduziu políticas sensíveis para minimizar problemas mundiais, como a pobreza, refugiados de guerra e combate à Aids. Antes de deixar a liderança da ONU, ele também trabalhou na tentativa de pacificar Síria.

A fundação que leva seu nome, pelo Twitter, divulgou uma nota de pesar lamentando a perda. “É com imensa tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan faleceu neste sábado após uma breve doença. Sua esposa Nane e seus filhos Ama, Kojo e Nina estavam ao seu lado durante seus últimos dias”, diz o texto.

“Profunda tristeza”
António Guterres, atual secretário-geral da ONU, emitiu um comunicado expressando sua “profunda tristeza”. “De muitas formas, Annan era a ONU. Ele subiu dentro da organização para liderá-la ao novo milênio, com dignidade e determinação”, escreveu.O português insistiu que Annan foi seu mentor e indicou que, “em tempos turbulentos”, ele nunca deixou de agir. Annan mantinha uma estreita amizade com Sergio Vieira de Mello, o brasileiro que liderou a ONU por algumas das maiores crises humanitárias e que morreu há 15 anos em Bagdá.

 

Annan ainda teve seu mandato marcado pela decisão de denunciar como “ilegal” a guerra de George W. Bush no Iraque. A partir de então, ele passou a ser alvo de ataques por parte da diplomacia americana. Meses depois de sua declaração, Annan viu seu filho acusado de envolvimento em escândalos de corrupção.

O africano ficou abalado com a ofensiva contra ele e sua família e, por meses, chegou a perder sua voz. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?