metropoles.com

Morre jornalista baleada no rosto durante manifestação no Chile

Francisca Sandoval, de 29 anos, foi a primeira jornalista morta enquanto trabalhava no país desde a redemocratização, em 1990

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Francisca Sandoval foi baleada no rosto durante a cobertura das manifestações de 1º de maio
1 de 1 Francisca Sandoval foi baleada no rosto durante a cobertura das manifestações de 1º de maio - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A jornalista chilena Francisca Sandoval, de 29 anos, baleada no rosto durante a cobertura de uma manifestação no Dia do Trabalhador em Santiago, morreu na quinta-feira (12/5). O autor do crime, Mauricio Naranjo, está preso preventivamente e pode cumprir pena de até 11 anos de prisão.

Francisca foi a primeira jornalista morta enquanto trabalhava no país desde a redemocratização, em 1990.

O crime ocorreu durante a tarde de 1º de maio. Francisca cobria a marcha convocada pela Central Classista de Trabalhadores. Durante a manifestação, houve saques, confronto com policiais e lançamento de coquetéis molotov. A jornalista foi baleada no rosto.

Ela ficou internada no Hospital de Urgência e Assistência Pública, em Santiago, capital Chilena. Lá, Francisca passou por procedimentos cirúrgicos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Um dia após o ataque, o presidente do Chile, Gabriel Boric, condenou o crime. “Assim começam as piores tragédias na América Latina: atacando a imprensa”. Nas redes sociais, ele prestou solidariedade aos amigos e familiares de Francisca.

“A violência prejudica a democracia e prejudica irreparavelmente as famílias. Nosso compromisso é com a segurança e a justiça, e não vamos descansar nesse esforço. Minhas condolências e abraços à família de Francisca Sandoval, vítima inocente de criminosos. Não permitiremos a impunidade”, escreveu o líder.

Veja a publicação:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?