Morre ex-presidente da Angola José Eduardo dos Santos, aos 79 anos
Conhecido por gerir a paz pós-independência, ele governou o país por quase 4 décadas; morte foi comunicada em perfil do governo nas redes
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente da Angola José Eduardo dos Santos morreu, na manhã desta sexta-feira (8/7), aos 79 anos, após sofrer uma parada cardíaca. O político governou o país por 38 anos, entre 1979 a 2017.
A morte foi informada pelo perfil oficial do governo angolano no Facebook, acompanhada de nota de pesar. Segundo a publicação, o ex-chefe de Estado não resistiu a uma “prolongada doença”, e faleceu em um hospital em Barcelona, na Espanha, às 11h10 (horário local).
“O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis”, diz o comunicado.
O atual presidente da Angola, João Lourenço, decretou luto oficial por cinco dias no país pela morte do ex-presidente.
José Eduardo dos Santos governou Angola durante quase quatro décadas e tem o nome envolvido em esquemas de enriquecimento ilícito, em um governo sob mãos de ferro.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.