metropoles.com

Morre David Dushman, último soldado sobrevivente que liberou Auschwitz

Ex-militar russo era judeu e comandou a equipe feminina olímpica de esgrima por 36 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Dushman
1 de 1 Dushman - Foto: Getty Images

David Dushman, o último soldado que participou da liberação do campo de concentração nazista de Auschwitz, morreu no último sábado (5/6), aos 98 anos. Dushman era judeu e lutou na Segunda Guerra pelo Exército Vermelho da União Soviética.

Em entrevista a Reuters, em 2020, Dushman contou que usou o tanque de guerra que dirigia para derrubar as cercas do campo de concentração. “Não sabíamos que Auschwitz existia”, disse.

No campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polônia, mais de 1,1 milhão de homens, mulheres e crianças morreram durante a guerra. Ele tinha 21 anos quando participou da liberação de cerca de 7 mil sobreviventes do local.

Dushman foi um dos 69 sobreviventes de sua unidade, que inicialmente contava com 12 mil homens. Ele chegou a perder um pulmão no conflito.

“Quando nos conhecemos, em 1970, ele imediatamente me ofereceu sua amizade e conselhos, apesar de sua experiência na guerra e em Auschwitz”, contou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. “Um gesto profundamente humano que nunca esquecerei”, disse.

Após a guerra, o ex-soldado estudou medicina e esportes. Em 1951, ele foi eleito o melhor esgrimista da então União Soviética, e treinou a equipe feminina de esgrima de 1952 a 1988. Sob sua orientação, o time ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Somente aos 94 anos, Dushman deixou de dar aulas do esporte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?