Morre, aos 77 anos, o cineasta italiano Bernardo Bertolucci
A notícia da morte do diretor de clássicos como O último tango em Paris foi dada pela imprensa italiana
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu, nesta segunda-feira (26/11), o cineasta Bernardo Bertolucci, aos 77 anos. A causa da morte de um dos mais importantes realizadores do século 20 não foi revelada. Imprensa italiana fala em “longa doença”.
Considerado um mestre do cinema mundial, Bertolucci dirigiu obras-primas, como Antes da Revolução (1964), O Conformista (1970), O Último Tanto em Paris (1972) e 1900 (1976). Ganhou o Oscar de melhor diretor com O Último Imperador (1987), vencedor de nove estatuetas.
Mais recentemente, o diretor comandou as películas Os Sonhadores (2003) e Eu e Você (2012). Ao longo da carreira, foram 25 filmes dirigidos por Bertolucci.
Confira o trailer de Os Sonhadores:
A obra do italiano é marcada por prêmios. Além do Oscar, Bertolucci faturou 49 condecorações nas mais importantes cerimônias dedicadas à sétima arte. Entre elas, o GLobo de Ouro, o BAFTA, o Festival de Berlim e Cannes.
Na premiação francesa, o realizador recebeu, no ano de 2011, a Palma de Ouro honorária – premiação que reconhece os feitos produzidos ao longo da carreira.
Polêmica
Na esteira do movimento #MeToo e de outras ações de denúncia de violência contra mulheres em Hollywood e na indústria cinematográfica em geral, Bertolucci foi alvo de críticas.
Em 2013, em vídeo, o diretor admitiu ter filmada uma cena de sexo não consentida em O Último Tango em Paris – na sequência, participavam Marlon Brando e a atriz Maria Schneider.
A cena, que retratava um estupro, tornou-se uma das mais fortes do filme e, consequentemente, uma das mais polêmicas da história do cinema mundial.
Bertolucci contou que a atriz Maria Schneider, que na ocasião tinha 19 anos, desconhecia o que ocorreria na cena em que Paul, personagem de Marlon Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie.
Repercussão
Pelas redes sociais, o crítico de cinema Pablo Villaça lamentou a morte de Bertolucci e lembrou também a partida do inglês Nicoles Roeg e do ator Ricky Jay.
Nicolas Roeg.
Ricky Jay.
Bernardo Bertolucci.Em questão de dias, perdemos três artistas inigualáveis.
— Pablo Villaça (@pablovillaca) November 26, 2018