metropoles.com

Moldávia acusa Rússia de querer derrubar o governo do país

Segundo Maia Sandu, presidente da Moldávia, o plano incluiria agentes infiltrados da Rússia, Montenegro, Bielorrússia e Sérvia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pool/Getty Images
Annual United Nations General Assembly Brings World Leaders Together In Person, And Virtually
1 de 1 Annual United Nations General Assembly Brings World Leaders Together In Person, And Virtually - Foto: Pool/Getty Images

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, acusou a Rússia de usar agentes infiltrados para derrubar o atual governo com o objetivo usar o país no conflito contra a Ucrânia.

“O plano tem ações com envolvimento de diversionistas com treinamento militar, à paisana, que realizarão ações violentas, atacarão alguns prédios estatais e até farão reféns”, disse a presidente da Moldávia em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13/1).

De acordo com Maia Sandu, cidadãos da Rússia, Montenegro, Bielorrússia e Sérvia estariam envolvidos na conspiração com o objetivo de “mudar o governo legítimo para um governo ilegal controlado pela Federação Russa”, o que dificultaria o “processo de integração europeia”.

A acusação de que a Rússia estaria tentando interferir no governo local acontece após a aproximação da Moldávia, uma ex-república do período soviético, com a União Europeia depois do início da guerra na Ucrânia. Em junho de 2022, a Moldávia recebeu o status de candidato ao bloco europeu, e tem estreitado laços com os países membros.

Além da aproximação com a União Europeia, outro ponto de tensão entre Rússia e Moldávia diz respeito a região da Transnístria, onde cerca de 470 mil habitantes vivem sob o controle de separativas com apoio russo desde a guerra civil no país, em 1992.

No ano passado, o governo de Vladimir Putin negou a intervenção de interferir na Moldávia.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?