Mistério cerca situação de Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo
Última aparição pública do comandante russo ocorreu há 12 dias. Desde então, Shoigu não foi mais visto
atualizado
Compartilhar notícia
Segue o mistério sobre o “desaparecimento” do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. Conforme noticia a imprensa estrangeira, o titular da pasta russa não é visto desde meados de março, quando esteve presente em uma teleconferência da qual participou ao lado do presidente Vladimir Putin.
Fontes ouvidas por veículos russos, ucranianos e dos Estados Unidos chegaram a cogitar a possibilidade de que Shoigu estivesse afastado das funções por questões médicas – alguns portais noticiaram que ele teve um ataque cardíaco.
Esta versão é respaldada, inclusive, por declarações recentes do vice-ministro de Administração Interna da Ucrânia, Anton Gerashchenko, que publicou a informação nas redes sociais.
A informação teria sido confrontada com membros do governo da Rússia, que endossaram a hipótese. “O ministro está tendo que lidar com muita coisa neste momento, como você pode imaginar”, disse uma fonte do governo ao portal russo independente Agentstvo.
No entanto, o Kremlin, por meio de seu porta-voz, negou que este tenha sido o motivo do sumiço de Shoigu. “Uma operação militar está em curso. Com certeza, agora não é o melhor momento para aparições midiáticas. Isso é compreensível”, defendeu Dmitri Peskov.
Outra possibilidade ventilada é de que o ministro tenha sido afastado de suas funções por decisão de Putin, que teria se irritado com o desempenho ruim das tropas militares do país nos primeiros dias do conflito bélico. Havia expectativa de que os russos tomassem controle das principais cidades da Ucrânia, Kharkiv e Kiev, já nas primeiras horas.
Entenda os impactos da guerra no Brasil: