Missão de investigação na Ucrânia de Santos Cruz é encerrada pela ONU
O grupo de trabalho investigava a explosão de um centro de detenção em Olenivka, em Donetsk, na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
A missão liderada pelo general da reserva Santos Cruz para investigar a explosão de um centro de detenção em Olenivka, em Donetsk, na Ucrânia, foi encerrada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
O grupo de trabalho criado em agosto de 2022 tinha como objetivo investigar o que aconteceu na explosão, em 29 de julho, que deixou dezenas de prisioneiros de guerra mortos.
AGORA: Secretário-geral da ONU dissolve Missão de Investigação sobre o incidente de 29 de julho de 2022 em Olenvika, na Ucrânia; general Santos Cruz @GenSantosCruz, do Brasil, liderava a tarefa. ONU afirma que já não há condições para implementação da missão #Ukraine pic.twitter.com/ot1IeeCxOY
— ONU News Português (@ONUNews) January 5, 2023
Guterres decidiu encerrar a missão devido às dificuldades encontradas pela ONU para o envio de equipamentos necessários para a investigação ao local.
Além de Santos Cruz, a missão contava com a participação da ex-ministra das Relações Exteriores da Islândia, Ingibjörg Sólrún Gísladóttir.
Em agosto do ano passado, Santos Cruz agradeceu o convite e declarou que se sentiu muito honrado ao ser escolhido por Guterres.
“Eu fico muito honrado e tenho a certeza de que os companheiros que irão também ser selecionados pelas Nações Unidas são pessoas da mais alta qualidade, e isso é uma grande garantia para o nosso trabalho, para que possamos ter um resultado positivo sobre o assunto que vai ser tratado”, declarou Santo Cruz.