metropoles.com

Ministro do Irã: embaixador britânico foi preso como desconhecido

O diplomata estava em uma vigília em homenagem às vítimas que morreram na queda de avião. Logo depois, o encontro virou um protesto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Abbas Araghchi
1 de 1 Abbas Araghchi - Foto: Reprodução/Twitter

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste domingo (12/01/2020) que o embaixador do Reino Unido no país persa, Rob Macaire, foi preso como um estrangeiro desconhecido e não como um diplomata. O britânico foi detido na noite de sábado (11/01/2020), durante uma vigília pelas vítimas mortas na queda do avião ucraniano, que matou 176 pessoas na última quarta-feira (08/01/2020).

Araghchi escreveu no Twitter que o diplomata estava em uma “reunião ilegal“e por isso foi levado pelas autoridades iranianas. O vice-ministro contou, ainda, que foi avisado pela polícia que Macaire disse ser do Reino Unido. Surpreendido, pediu para conversar com o embaixador e percebeu de quem se tratava.

Depois disso, diz Araghci, Macaire foi solto em 15 minutos. “Quando a polícia me informou que um homem foi preso e disse ser do Reino Unido, eu disse: ‘IMPOSSÍVEL’. Só depois da minha conversa telefônica com ele identifiquei, por grande surpresa, que é ele. Foram 15 minutos depois, estava livre”, esclareceu.

A vigília da qual participava Macaire logo se transformou em protestos. O clima estava inflamado após milhares de manifestantes irem às ruas para pedir a saída do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, depois que o Irã assumiu a autoria do disparo dos mísseis que atingiram a aeronave.

Reação dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou sobre os protestos. No Twitter, o norte-americano pediu às autoridades do Irã que não matem os manifestantes. “Milhares já foram mortos ou presos por vocês, e o mundo está assistindo. Mais importante, os EUA estão assistindo.Permita que os repórteres circulem livremente! Pare a matança de seu grande povo iraniano!”, postou.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, afirmou, em um comunicado oficial, que a prisão do embaixador violou a legislação internacional e que o Irã pode avançar para um status de “pária” com isolamento político e econômico. “Ou tomar medidas para diminuir as tensões e se engajar em um caminho diplomático adiante”, ressaltou Raab.

Após a prisão do diplomata, a porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Morgan Ortagus, disse que o Irã violou a Convenção de Viena e que o Irã deve se desculpar formalmente com o Reino Unido por “violar seus direitos e respeitar os direitos de todos os diplomatas”, postou no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?