Ministro diz que EUA devem voltar a comprar carne do Brasil em 60 dias
Chefe da Agricultura, Blairo Maggi negocia com autoridades estrangeiras a retomada da importação do produto, suspensa desde o fim de junho
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP), disse nesta segunda-feira (17/7), em Washington, nos Estados Unidos, que a exportação de carne brasileira in natura para os americanos pode ser retomada em “30 ou 60 dias”. A previsão foi anunciada depois de uma reunião com o secretário da Agricultura dos EUA, Sonny Purdue.
O ministro viajou ao país para discutir com as autoridades americanas a retomada de exportações da carne brasileira, suspensas desde o fim de junho. Segundo Maggi, é preciso aguardar “posições técnicas”, uma vez que mudanças no padrão de produção da carne exportada aos Estados Unidos já foram implementadas pelos frigoríficos brasileiros e apresentadas aos técnicos norte-americanos.
Os Estados Unidos anunciaram, no último dia 22, que iriam suspender a importação de carne produzida no Brasil por questões fitossanitárias. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o motivo seria a maneira como a vacina contra a febre aftosa é aplicada no Brasil, que poderia deixar abscessos em pedaços grandes de carne, especialmente na parte dianteira do animal.