metropoles.com

Ministro de Maduro diz que há tentativa de golpe na Venezuela

Ministro da Defesa Vladmir Padrino López fez discurso nesta terça-feira (30/7), ao lado de representantes das Forças Armadas Bolivarianas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução
armada bolivariana da venezuela
1 de 1 armada bolivariana da venezuela - Foto: Foto: Reprodução

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladmir Padrino López, disse nesta terça-feira (30) que as manifestações contrárias à suposta vitória de Nicolás Maduro, nas eleições desse domingo (28/7), são uma tentativa de golpe de Estado e que elas atenderiam a “interesses do imperialismo norte-americano”.

Ao lado de militares e representantes das Forças Armadas venezuelanas, o ministro reafirmou o apoio incondicional a Maduro e rechaçou os protestos da oposição. “É um golpe de Estado midiático apoiado nas redes sociais pelo imperialismo norte-americano; trata-se do fascismo em sua máxima expressão”, disse ele, de uniforme militar.

O ministro classificou os protestos como “atos terroristas”, de “sabotagem a sedes de instituições públicas” e “expressões de ódio e irracionalidade”. Ele mencionou ainda a destruição de símbolos nacionais, como a estátua “do comandante Hugo Chávez”.

Protestos após eleição

Desde que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informou a suposta vitória de Maduro, denúncias de fraude eleitoral levaram a protestos no país. As manifestações se espalharam por diferentes regiões da Venezuela.

A posição declarada do Ministro da Defesa sinaliza possível aumento da repressão aos manifestantes. Até esta terça-feira (30/7), segundo o procurador-geral do país, Tarek William Saab, pelo menos 749 pessoas foram presas. Além disso, ONGs venezuelanas já falam em quatro mortes.

Nesta terça, o partido venezuelano Voluntad Popular denunciou que o líder opositor Freddy Superlano teria sido “sequestrado”. Vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o ex-deputado é capturado pelas autoridades do país.

Ao lado de Padrino López, estavam representantes de todas as Forças Armadas Bolivarianas, como: Exército Bolivariano, Armada Bolivariana, Aviação Militar Bolivariana, Guarda Nacional Bolivariana e Milícia Bolivariana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?