Ministro da Defesa afirma que Brasil não tem interesse em se armar
José Múcio Monteiro afirmou que Brasil não vai seguir os passos de alguns países que trabalham para aumentar seus arsenais
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com o aumento de tensões geopolíticas ao redor do mundo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou, nesta terça-feira (11/4), que o Brasil não tem interesse em aumentar seu arsenal bélico visando autodefesa.
“O mundo, não sei porque, está se armando para se defender”, disse o ministro em conversas com jornalistas durante a feira internacional de defesa e segurança Laad Defence & Security 2023, no Rio.
Ao ser questionado se o Brasil iria seguir os passos de países que estão investindo em armas, Múcio foi enfático. “O Brasil não vai se armar”.
Veja:
“O mundo, não sei por que, está
se armando pra se defender”, diz Ministro da Defesa.José Múcio Monteiro afirmou que Brasil não vai se armar, mas tem interesse em investimentos de outros países na indústria de defesa. pic.twitter.com/XPO1pbfMcP
— Metrópoles (@Metropoles) April 11, 2023
Apesar de ter defendido o aumento do orçamento do Ministério da Defesa para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), Múcio afirmou que os interesses do Brasil na área de defesa estão mais ligados a investimentos estrangeiros como forma de gerar empregos.
“É a forma mais rápida de você gerar emprego”, afirmou Múcio sobre a indústria. Segundo o ministro, o país já possuí diversas fábricas de construção de equipamentos como submarinos, fragatas e outros equipamentos, já estão montadas.
“Falta que você encontre caminhos, linhas de financiamento. Nós contamos muito com o BNDES, e todos esses país que estão aqui [no evento] estão interessados nisso”, disse.