metropoles.com

Ministra de Macron diz que França lutará contra acordo Mercosul-UE

Após a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia, ministra do Comércio Exterior da França disse que a “luta ainda não acabou”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida de Lula e Macron - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula e Macron - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Sophie Primas, ministra do Comércio Exterior da França, disse que o país liderado por Emmanuel Macron “lutará em cada passo” contra o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia (UE). O posicionamento aconteceu nesta sexta-feira (6/12), após o pacto ser concluído em uma reunião realizada no Uruguai.

“A luta não acabou”, escreveu Primas em uma publicação no X.

A ministra voltou a relembrar que a conclusão do acordo não significa que ele terá efeito prático imediato, necessitando ainda a assinatura final, depois do texto passar por processos de revisão jurídica e tradução.

“O que está acontecendo em Montevidéu não é a assinatura do acordo, mas a conclusão política da negociação. Isto não vincula os Estados-Membros”, escreveu a ministra francesa. “Cabe agora ao Conselho Europeu e depois ao Parlamento Europeu exprimirem-se. A França lutará em cada passo do caminho ao lado dos Estados membros que partilham a sua visão”.

A conclusão do acordo, cujas negociações se arrastam por mais de duas décadas, aconteceu durante a 65ª cúpula do Mercosul, no Uruguai. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esteve presente na reunião. Ela classificou a ratificação do pacto comercial como “benéfico para a Europa”.

Na prática, o acordo entre os dois blocos busca reduzir barreiras comerciais, com o objetivo de estimular o comércio entre Mercosul e União Europeia, além do crescimento econômico dos países envolvidos.

O governo Macron, no entanto, enxerga o pacto comercial como “inaceitável” e cita a defesa da soberania agrícola da França para se posicionar contra o acordo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?