Minas explosivas são encontradas em usina nuclear na Ucrânia
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou, nessa segunda (24/7), a descoberta de minas na usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou, nessa segunda-feira (24/7), que minas explosivas foram encontradas nas proximidades da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. O anúncio aconteceu após Kiev alegar que a Rússia havia implantado tais dispositivos na região.
Segundo comunicado divulgado pela agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), o país estava ciente da colocação das minas no local e haviam sido informados de que a ação seria “uma decisão militar e em uma área controlada por militares”.
“Mas ter tais explosivos no local é inconsistente com os padrões de segurança da AIEA e as orientações de segurança nuclear e cria pressão psicológica adicional sobre a equipe da usina — mesmo que a avaliação inicial da AIEA com base em suas próprias observações e nos esclarecimentos da usina seja que qualquer detonação dessas minas não deve afetar os sistemas de segurança e proteção nuclear do local”, disse o diretor-geral da agência, Rafael Mariano Grossi.
Atualmente, a maior usina nuclear da Europa está ocupada pelas forças russas. Desde o início do conflito, em 2022, a instalação é alvo de preocupação internacional por conta da atividade militar na região.