metropoles.com

Militares norte-coreanos cruzam fronteira e recebem “tiros de alerta”

Caso acontece em momento de tensão entre as duas nações, em que norte-coreanos e sul-coreanos enviam balões com lixo e produtos ideológicos

atualizado

Compartilhar notícia

Chung Sung-Jun/Getty Images
Barricadas perto da Zona Desmilitarizada: as tensões entre sul-coreanos e norte-coreanos aumentaram acentuadamente nos últimos dias, com ambos os lados envolvidos em ações provocativas
1 de 1 Barricadas perto da Zona Desmilitarizada: as tensões entre sul-coreanos e norte-coreanos aumentaram acentuadamente nos últimos dias, com ambos os lados envolvidos em ações provocativas - Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images

Em mais um incidente que aumenta a tensão entre os dois países, a Coreia do Sul disparou “tiros de alerta” ao perceberem militares norte-coreanos cruzando a fronteira. Durante as últimas semanas, além dos discursos de praxe, as duas nações têm enviado balões com lixo e propaganda ideológica uma para a outra.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul divulgou nota afirmando que os soldados inimigos cruzaram a linha de demarcação “brevemente”. “Alguns soldados norte-coreanos que trabalhavam dentro da DMZ [zona desmilitarizada] na frente central cruzaram brevemente a Linha de Demarcação Militar”, afirmou o comunicado.

“Depois que nossos militares emitiram transmissões e tiros de alerta, eles recuaram para o norte”, afirmou órgão, destacando que não houve “movimentos incomuns” por parte dos inimigos. Em entrevista coletiva, Lee Sung Joon, porta-voz do Estado-Maior Conjunto, disse que os norte-coreanos não cruzaram intencionalmente a fronteira.

Realmente, há áreas na região que são muito arborizadas e não existe sinais visíveis da fronteira. Entretanto, a zona desmilitarizada é cheia de minas e com postos fortemente armados de ambos os lados: uma marca do armistício da Guerra da Coreia, em 1953.

Ou seja, os dois lados, tecnicamente, permanecem em guerra.

Norte-coreanos e sul-coreanos enviam balões

E nas últimas semanas, além da tensão normal de exercícios militares por terra e por mar, uma “guerra de balões” tomou conta dos países. A Coreia do Norte enviou para o vizinho do sul centenas de balões com estrume e lixo. Seria uma retaliação aos balões enviados por ativistas do sul com propaganda ideológica.

Agora, a Coreia do Sul suspendeu um acordo de 2018 que proibia a transmissão de mensagens por alto-falante na área da fronteira. O governo afirmou que os vizinhos do norte estavam se preparando para fazer o mesmo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?