metropoles.com

Militares da Venezuela mandam recado para opositor de Maduro

Militares da Venezuela juraram lealdade a Nicolás Maduro, e afirmam que vão reconhecer vitória do líder chavista no próximo dia 10

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carolina Cabral/Getty Images
Imagem colorida mostra militares da Venezuela - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra militares da Venezuela - Metrópoles - Foto: Carolina Cabral/Getty Images

As Forças Armadas da Venezuela mandaram um recado para Edmundo González, um dia após o opositor de Nicolás Maduro cobrar que os militares atuem com “consciência” na posse presidencial do país. A resposta foi divulgada nesta segunda-feira (6/11) pelo Ministério da Defesa.

No domingo (5/1), o ex-diplomata que disputou as eleições de julho manteve a promessa de retornar à Venezuela para assumir a presidência do país. Em mensagem direta aos militares venezuelanos, comandados por Maduro, González pediu que as Forças Armadas garantam a soberania e a vontade da população venezuelana.

“É nosso dever agir com honra, mérito e consciência, norteados pelos valores que nos unem como instituição fundamental da República. É necessário pôr fim a uma cúpula que distorceu os princípios fundamentais e morais de nossas Forças Armadas “, disse o opositor em uma mensagem publicada nas redes sociais.

O pedido, no entanto, foi rebatido pelas Forças Armadas com uma declaração de lealdade a Nicolás Maduro. Os militares venezuelanos classificaram a fala de González como um sinal de desespero ante ao “iminente fracasso de seus planos golpistas”.

“Que o mundo inteiro saiba! No dia 10 de janeiro de 2025 reafirmaremos o compromisso irredutível com a democracia venezuelana; e reconheceremos o cidadão Nicolás Maduro Moros como Presidente Constitucional da República Bolivariana da Venezuela, reeleito para o período 2025-2031; a quem, como nosso comandante-em-chefe, juraremos solenemente lealdade, obediência e subordinação”, disse um trecho da nota.

Apesar de ser procurado pela Justiça da Venezuela comandada pelo chavismo, que ofereceu US$ 100 mil por sua captura, González promete voltar ao país para assumir o Palácio de Miraflores. Segundo a coligação de oposição, existem dados suficientes que comprovam a vitória do ex-diplomata contra Maduro no pleito do último ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?