Milhares tentam deixar Kiev após ataque russo. Espaço aéreo é fechado
Autoridades ucranianas fecharam o espaço aéreo, mas população tenta sair da capital de outras maneiras, em pânico após invasão da Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
Os pedidos das autoridades ucranianas para que a população fique em casa não adiantaram muito diante do som das explosões em torno da capital Kiev. As sirenes anunciando a invasão da Rússia ao país soou mais alto e os moradores da capital e de outras cidades correram para tentar fugir. O espaço aéreo do país se encontra fechado.
Imagens da cidade de Kiev mostram filas de carros em um grande congestionamento nas primeiras horas desta quinta-feira (24/2). Um congestionamento monstro toma conta do centro de Kiev. Pessoas também tentam se esconder em estações de metrô ou qualquer outro lugar que seja mais seguro.
Há muito trânsito na cidade, especialmente nos corredores que dão acesso às saídas. Também há registro de filas em postos de combustíveis. Muitos já não têm o que vender. Enquanto estações de ônibus e trens também ficam lotados de pessoas amedrontadas, muitas com bagagens de mãos, em outros pontos da cidade supermercados registram movimento absurdo de quem está buscando mantimentos para enfrentar o que vem por aí.
A Ucrânia vive momentos de terror e caos desde que a Rússia iniciou a invasão a várias partes do país. Não é à toa.
Rússia ataca Ucrânia. Kiev diz que invasão é “total”
Veja as primeiras imagens da invasão russa em cidades da Ucrânia
Diversas reportagens e relatos em redes sociais apontam o medo de todos, depois que o presidente russo, Vladimir Putin anunciou a invasão em solo ucraniano. Repórter da TV Al Jazeera, Andrew Simmons afirmou que o hotel em que estava hospedado tremia com o som de explosões.
“Eles (russos) não estavam no centro da cidade. Eles estavam a distância. O céu estava ficando laranja e vermelho e 15 segundos depois você ouviria a explosão, então estava a alguma distância inicialmente. E, então, ouvimos em todo o país relatos de explosões”, relatou Simmons, contando que viu as pessoas em pânico, correndo para a rua e se escondendo.
Os relatos apontam que hospitais e transporte público funcionam normalmente, mas instituições educacionais se encontram fechadas. Mesmo assim, os engarrafamentos tomaram contas das vias de saída de Kiev, assim como filas enormes para saque de dinheiro e nos supermercados.
O governo ucraniano tenta acalmar a população. “Todos que não estão envolvidos na operação da infraestrutura crítica e suporte de vida da cidade, fique em casa e esteja pronto para seguir para o abrigo quando as sirenes ligarem”, aponta comunicado da prefeitura de Kiev.
“Há engarrafamentos nas principais estradas que saem da cidade. Não posso avaliar o número de pessoas que estão tentando deixar a cidade, mas é claro que há algumas pessoas que querem sair de Kiev.”
Ver essa foto no Instagram