Milei visita os EUA e reafirma compromisso com agenda internacional
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, tem adotado um tom mais ameno nos últimos dias. Dessa vez, enfatizou valores pela liberdade
atualizado
Compartilhar notícia
Em encontro na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos (EUA), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, reforçou seu compromisso com a agenda política internacional e o que chamou de “defesa pelos valores da liberdade”. A informação foi confirmada pelo gabinete de Milei.
Na ocasião, ele se encontrou com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos (EUA), Jake Sullivan, ambos acompanhados de suas equipes.
Sullivan afirmou que os EUA possui disposição em colaborar com a transição do governo argentino, e mencionou a situação de instabilidade socioeconômica e política que o país atravessa.
A afirmação de Milei sobre o compromisso com a agenda internacional se dá alguns dias após ele falar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria “muito bem-recebido” em sua posse, depois de atacar o brasileiro durante sua campanha eleitoral. Após isso, ele ainda enviou uma carta a Lula, em que relembra as relações entre os países e o convida para a sua posse. A atitude, conforme adiantou a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, tem sido vista com bons olhos pelo Palácio do Planalto.
A posse de Milei deve ocorrer em 10 de dezembro. O Brasil ainda não definiu quem vai representar o governo federal na cerimônia — e o ex-presidente Jair Bolsonaro já prepara comitiva para comparecer ao evento.
Na sexta-feira (24/11) passada, Javier Milei esclareceu que a possibilidade de encerrar o Banco Central da República Argentina (BCRA) “não é negociável”. Milei havia falado, durante a campanha, que fecharia o BCRA. A instituição é responsável pela execução da política monetária do país.