metropoles.com

Governo Milei anuncia “teste” para 40 mil servidores públicos do país

Segundo governo da Argentina, servidores que não forem aprovados na avaliação serão exonerados de seus cargos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Getty Images
Javier Milei canta durante lançamento de livro - Metrópoles
1 de 1 Javier Milei canta durante lançamento de livro - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Getty Images

O governo da Argentina submeterá 40 mil funcionários públicos a um “teste de idoneidade” no país, que serão exonerados caso não sejam aprovados na avaliação. A mais nova polêmica decisão da administração de Javier Milei foi anunciada pelo porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, nesta quinta-feira (10/10).

“Em linha com a racionalização do Estado, que é feita desde o início da gestão, o governo nacional decidiu realizar um teste de idoneidade padronizado para 40 mil servidores”, declarou Adorni durante coletiva de imprensa na Casa Rosada.

De acordo com o governo argentino, o teste será aplicado para funcionários que possuem contratos de “transição”, que são renovados a cada fim de ano. A avaliação será realizada de forma on-line. Neste primeiro momento, servidores com deficiência não participarão do teste pois os sistemas “exigem uma adaptação adicional”, segundo Adorni.

A medida faz parte das políticas neoliberais de Javier Milei, que tem enxugado o Estado desde que assumiu a presidência da Argentina em dezembro de 2023, incluindo a demissão de milhares de servidores públicos.

Em junho deste ano, o outsider da política argentina que chegou à Casa Rosada reiterou seu posicionamento sobre o Estado, e disse ser ele mesmo quem o destrói por dentro.

“Adoro ser o topo dentro do Estado”, disse o presidente da Argentina. “Sou eu quem destrói o Estado por dentro”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?