metropoles.com

Milei será o primeiro presidente a ser recebido por Trump após vitória

Presidente argentino, Milei foi convidado a ser orador numa conferência conservadora e a sentar-se à mesa com Trump, na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Vídeo
imagem colorida Donald Trump no primeiro encontro com Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida Donald Trump no primeiro encontro com Javier Milei - Metrópoles - Foto: Reprodução Vídeo

Milei e Trump estarão juntos na próxima semana na residência de Mar-a-Lago, casa do presidente eleito dos Estados Unidos. O argentino foi convidado a ser orador numa conferência conservadora e a sentar-se à mesa com Trump, com o vice-presidente eleito, James David Vance, e com o provável secretário de Estado Ric Grenell. Milei quer ser a referência de Trump na América Latina, ofuscando a liderança do Brasil.

Nenhum outro presidente latino-americano é mais próximo do eleito Donald Trump do que o argentino Javier Milei, e isso ficou evidente no convite que o presidente argentino recebeu para ser orador na Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac), em 14 e 15 de novembro, na luxuosa mansão de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida.

“Se o presidente Milei puder ser orador, seria sensato sentar-se com o presidente Trump, com o vice-presidente Vance e com Grenell, separadamente, enquanto estiver em Mar-a-Lago”, diz o convite que Milei recebeu e ao qual a RFI, parceiro do Metrópoles, teve acesso.

Além de ser convidado a ficar separadamente com Trump, a importância dada a Milei fica evidente com a exclusividade da conferência, da qual só participam os principais doadores e ativistas da campanha bem-sucedida de Donald Trump à presidência.

“A CPAC sediará seu retiro anual pós-eleição para os principais doadores e ativistas na próxima semana em Mar-a-Lago. O evento é anunciado como um relatório anual sobre as atividades da sua rede de causas conservadoras. É uma conferência de três dias”, indica o convite.

Participarão do evento, além de Donald Trump, o vice-presidente eleito, J.D. Vance, o provável secretário de Estado, Ric Grenell, e o provável procurador-geral, Matt Whitaker. O empresário Elon Musk deve ser outro confirmado. Nas últimas horas, Milei e Musk trocaram mensagens sobre a eleição de Donald Trump.

Em 24 de fevereiro, Milei e Trump tinham-se cruzado na anterior edição da CPAC, em Maryland. Na ocasião, emocionado e eufórico, o presidente argentino, Javier Milei, declarou o seu apoio político ao aliado Donald Trump num breve encontro pessoal.

“O senhor foi um grande presidente e espero que ganhe. Espero vê-lo outra vez. Da próxima vez, como presidente”, declarou o presidente argentino ao republicano. “Eu também espero (ganhar)”, concordou Donald Trump entre abraços com Javier Milei.

A troca de confetes terminou com Donald Trump a repetir o seu clássico “MAGA”, mas trocando “America” por “Argentina”: “Make Argentina Great Again” (Faça a Argentina Grande Novamente). Ao que Javier Milei respondeu com o seu também tradicional “Viva La Libertad, carajo”.

Antes do encontro, durante o seu discurso, Trump deixou claro que Milei era o convidado da extrema direita mais importante da conferência conservadora.

“Está aqui o presidente da Argentina, Javier Milei. É um grande senhor. Vocês sabem: ‘MAGA’, Make Argentina Great Again. Ele é um cara fabuloso e um dos poucos que pode realmente fazer (MAGA). Obrigado, Milei. Muito obrigado. É uma grande honra tê-lo aqui”, exaltou Trump.

Estado de euforia

Assim que a vitória de Donald Trump foi confirmada, Milei foi um dos primeiros presidentes do mundo a dar os parabéns a Trump, dizendo que “pode contar com a Argentina para cumprir com a tarefa de engrandecer novamente a América”.

“Faça a América Grande de Novo. Sabe que pode contar com a Argentina para realizar a sua tarefa”, publicou Milei tanto por escrito quanto num vídeo, de acordo com a rede social de cada publicação.

Esse grau de euforia marcou os últimos dias na Casa Rosada, sede do governo argentino, onde todos vestiram alguma peça de roupa com a cor vermelha (os homens, gravatas), em homenagem à cor do Partido Republicano, de Donald Trump.

Os Estados Unidos são o terceiro maior sócio comercial da Argentina, atrás de Brasil e China, respectivamente.

Com Trump, segundo analistas, a Argentina terá possíveis vantagens financeiras no curto prazo, como um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional, organismo no qual os Estados Unidos são o principal acionista, mas desvantagens comerciais no médio prazo, devido à tendência protecionista de Trump.

Referência regional

Milei deve ser o único presidente da América Latina a ser recebido por Trump antes na posse em 20 de janeiro de 2025. Devido à sua proximidade ideológica, o presidente argentino tem a intenção de ser a referência de Trump entre os líderes da região, em oposição ao presidente brasileiro, Lula da Silva.

“Trump é um expoente do mundo livre, ocidental e capitalista. A sua liderança vai encontrar um apoio incondicional do nosso país para defender a vida, a liberdade e a propriedade. Tanto a Argentina como os Estados Unidos são um farol de liberdade num mundo que perdeu o rumo devido a ideias errôneas”, disse o porta-voz de Milei, Manuel Adorni.

O próprio Milei costuma repetir que os dois líderes mais importantes do mundo são ele e Trump.

“Sou um dos dois políticos mais relevantes do planeta Terra. O outro é Trump”, sentenciou numa recente entrevista.

“(Joe) Biden e Milei tinham uma relação formal, boa, mas, com Trump, é mais próxima, mais afim. Sempre as relações pessoais contribuem”, concluiu o chanceler argentino, Gerardo Werthein.

Leia mais reportagem no RFI, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?