metropoles.com

Milei é acusado de plagiar discurso na ONU da série The West Wing

O presidente argentino é acusado de ter copiado “palavra por palavra” do monólogo de um personagem da série televisiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael M. Santiago/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

O presidente da Argentina, Javier Milei, é acusado de plagiar “palavra por palavra” parte do discurso dele na Assembleia Geral das Nações Unidas da série de drama político The West Wing.

O jornal argentino Página 12 revelou, nesta sexta-feira (4/10), que o presidente teria “copiado, palavra por palavra, um monólogo” do presidente fictício do programa de televisão, Josiah “Jed” Bartlet.

As suspeitas foram levantadas após o colunista político Carlos Pagni sinalizar semelhanças “extraordinárias” entre parte do discurso do presidente e as palavras do personagem Bartlet, interpretado por Martin Sheen há 21 anos. “Ninguém mais percebeu?”, escreveu no jornal La Nación, antes de transcrever as palavras de ambos os homens.

Em seu discuso, Milei disse:

“Acreditamos na defesa da vida de todos. Acreditamos na defesa da propriedade de todos. Acreditamos na liberdade de expressão para todos. Acreditamos na liberdade de culto para todos. Acreditamos na liberdade de comércio para todos… E porque nestes tempos o que acontece em um país rapidamente tem impacto em outros, acreditamos que todas as pessoas devem viver livres da tirania e da opressão, seja na forma de opressão política, escravidão econômica ou fanatismo religioso. Esta ideia fundamental não deve ser meras palavras — ela tem de ser apoiada por ações diplomática, econômica e materialmente”.

Em mónologo no Episódio 15 da quarta temporada do drama ambientado em Washington, Bartlet diz:

“Somos pela liberdade de expressão em todos os lugares. Somos pela liberdade de adorar em todos os lugares. Somos pela liberdade de aprender… para todos. E porque em nosso tempo, você pode construir uma bomba em seu país e trazê-la para o meu país, o que acontece em seu país é muito da minha conta. E então somos pela liberdade da tirania, em todos os lugares, seja sob o disfarce de opressão política… ou escravidão econômica… ou fanatismo religioso… Essa ideia mais fundamental não pode ser enfrentada apenas com nosso apoio. Ela tem que ser enfrentada com nossa força: diplomaticamente, economicamente, materialmente”.

Veículos argentinos ressaltaram que o estrategista-chefe de Milei, Santiago Caputo, é um “fanático pelo roteirista [e criador da série] Aaron Sorkin, Caputo assistiu a The West Wing inteiro entre sete e nove vezes” e que o discurso deve ter tido participação de Caputo.

Foi destacada a ironia da utilização da fala de um personagem do Partido Democrata por um líder da extrema direita que tem ligações com Jair Bolsonaro, Donald Trump, Elon Musk e Viktor Orbán.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?