metropoles.com

Milei demite chanceler após ela votar a favor de Cuba na ONU

Chanceler argentina votou a favor de uma resolução na Assembleia Geral da ONU que pediu o fim do embargo dos EUA contra Cuba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael M. Santiago/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

O governo de Javier Milei demitiu a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, após a diplomata não votar com os Estados Unidos e apoiar uma resolução na ONU que pediu o fim do embargo econômico contra Cuba. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (30/10), horas após a votação.

Em um comunicado, o gabinete presidencial argentino afirmou que a nova etapa vivida pelo país, após a eleição de Milei em 2023, exige um corpo diplomático que reflita em cada decisão os “valores de liberdade, soberania e direitos individuais que caracterizam as democracias ocidentais”.

“Nesse sentido, nosso país se opõem categoricamente à ditadura cubana e se manterá firme na promoção de uma política exterior que condene todos os regimes que perpetuam a violação dos direitos humanos e liberdades individuais”, disse um trecho do comunicado.

O governo argentino anunciou o nome do embaixador do país nos Estados Unidos, Gerardo Werthein, como o substituto de Mondino.

Apresentada por Cuba na Assembleia Geral da ONU, a resolução que pediu o fim do embargo econômico imposto pelos norte-americanos contra o país foi aprovada por 187 votos. Somente EUA e Israel foram contrários ao texto, e a Moldávia se absteve.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?