metropoles.com

Milei agradece Brasil por assumir embaixada da Argentina na Venezuela

Presidente argentino publicou agradecimento nas redes sociais: “Laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomas Cuesta/Getty Images
Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Após a expulsão dos representantes diplomáticos da Argentina pelo governo venezuelano, o Brasil assumiu a segurança da embaixada do país vizinho em Caracas, onde seis representantes da oposição contra Nicolás Maduro estão exilados politicamente. Nesta quinta-feira (1/8), o presidente Javier Milei agradeceu o apoio brasileiro.

“Agradeço enormemente a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos. Hoje, o pessoal diplomático argentino teve de deixar a Venezuela em retaliação do ditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado”, publicou Milei em seu perfil no X.

Como representação da presença brasileira na embaixada, a bandeira do Brasil foi hasteada no prédio nesta quinta. Além da Argentina, outros seis países tiveram os diplomatas expulsos pelo regime de Maduro por não reconhecerem a vitória do chavista na eleição de domingo (28/7). São eles: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Bandeira do Brasil hasteada na Embaixada da Argentina, em Caracas

“Laços fortes entre Brasil e Argentina”, diz Milei

No agradecimento ao Brasil, Milei mencionou a relação histórica que o país mantém com a Argentina. “Não tenho dúvidas de que em breve reabriremos a nossa Embaixada numa Venezuela livre e democrática. Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos”, escreveu.

Além disso, o presidente expressou a crença de que a Venezuela respeitará as disposições da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas e consulares.

Após a decisão de Maduro de expulsar a diplomacia argentina, a chanceler do país vizinho, Diana Mondino, solicitou apoio ao Brasil. Espera-se que a mesma representação brasileira ocorra, também, em relação à Embaixada do Peru.

O que representa na prática

A presença brasileira na embaixada argentina é importante para resguardar a integridade e inviolabilidade não só das instalações, mas também dos arquivos e pessoas que seguem exiladas no local. Os funcionários da diplomacia brasileira poderão atuar no prédio argentino.

A ideia, agora, é encontrar uma solução para a presença dos opositores de Maduro e transferi-los para outras embaixadas. O Brasil deve intermediar os acordos, especialmente com países da União Europeia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?