metropoles.com

Mike Pence, ex-vice de Trump, anuncia pré-candidatura à Presidência

Pence formalizou candidatura para disputar as primárias. O republicano deve enfrentar Trump e o governador da Flórida, Ron DeSantis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kyle Mazza/Anadolu Agency via Getty Images
mike pence
1 de 1 mike pence - Foto: Kyle Mazza/Anadolu Agency via Getty Images

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos (EUA) Mike Pence, da chapa com Donald Trump, formalizou a candidatura à vaga do partido Republicano para a Presidência do país, em documento enviado à Corte Eleitoral norte-americana. Ele deve formalizar a proposta na próxima quarta-feira (7/6), segundo a imprensa local.

Pence entra na disputa com o antigo parceiro Donald Trump, e o governador da Flórida, Ron DeSantis, que já anunciaram que pretendem concorrer à Casa Branca pela legenda.

Político com perfil conservador social, o ex-governador de Indiana tem se distanciado cada vez mais de Trump. Desde que deixou o governo, ele adotou uma postura crítica em relação à conduta do companheiro de chapa no caso das invasões ao Capitólio, em 2021.

Pence afirmou que o bilionário estava errado ao questionar eleições nos EUA e inflar apoiadores a atacarem a sede do Congresso norte-americano. Segundo ele, o incentivo aos manifestantes colocaram Pence e a família dele em perigo, porque todos estavam no prédio na época.

4 imagens
Mike Pence, vice-presidente da chapa de Donald Trump
Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos
Mike Pence
1 de 4

Karen Ducey/Getty Images
2 de 4

Mike Pence, vice-presidente da chapa de Donald Trump

Chip Somodevilla/Getty Images
3 de 4

Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos

Divulgação
4 de 4

Mike Pence

Win McNamee/Getty Images

Naquela data, o então vice-presidente e com o papel constitucional de presidente do Senado, estava no prédio presidindo a cerimônia de aprovar os votos do colégio eleitoral. Enquanto isso, Trump publicava tuítes pedindo aos apoiadores que lutassem e criticando o político por certificar o resultado das eleições em que foi derrotado por Joe Biden (Democrata).

“O presidente Trump estava errado”, disse Pence. “Eu não tinha o direito de anular a eleição e suas palavras imprudentes colocaram em perigo minha família e todos no Capitólio naquele dia. Eu sei que a história responsabilizará Donald Trump”, apontou.

O número de candidatos que disputam a indicação preocupa muitos oponentes de Trump dentro do Partido Republicano, que temem que o voto anti-Trump possa ser dividido e entregar a indicação do partido ao ex-presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?