México abre a possibilidade de receber deportados por Donald Trump
A presidente do México afirmou, em coletiva de imprensa, que o país pode receber migrantes não mexicanos deportados pelo governo Trump
atualizado
Compartilhar notícia
O México levantou, nessa sexta-feira (3/1), a possibilidade de receber migrantes não mexicanos deportados pelos Estados Unidos sob o governo do presidente eleito Donald Trump que tomará posse no dia 20 de janeiro de 2025.
Anteriormente, o país havia dito que pressionaria Trump a devolver os imigrantes aos seus país de origem.
Claudia Sheinbaum, presidente do México, disse, em coletiva de imprensa, que nos casos de imigrantes que não sejam levados aos seus países, “podemos colaborar por meio de diferentes mecanismos”.
“Haverá tempo para falar com o governo dos Estados Unidos, se essas deportações realmente acontecerem, mas nós as receberemos aqui, nós as receberemos adequadamente e temos um plano”, disse Claudia Sheinbaum.
As falas da presidente mexicana ocorrem após a promessa de Donald Trump de realizar deportações em massa assim que assumisse o governo.
O México concordou a receber imigrantes de países como Cuba e Venezuela, mas, em dezembro de 2023, interrompeu temporariamente as deportações devido à falta de fundos.
O México deseja sediar uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da região neste mês para discutir a questão da imigração na nova administração Trump.