México: 175 imigrantes ilegais são encontrados em caminhão
A maioria dos imigrantes estrangeiros ilegais é da Guatemala. De acordo com as autoridades, o caminhão foi interceptado em Chiapas, México
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Migração (INM) do México informou, nesta sexta-feira (26/5), que 175 imigrantes estrangeiros ilegais, de maioria guatemalteca, foram encontrados amontoados na traseira de um caminhão que circulava por Chiapa de Corzo, em Chiapas, próximo à fronteira sul do país.
Durante uma inspeção no veículo, os agentes federais de imigração ouviram gritos e pancadas no interior do caminhão. De acordo com o INM, a porta traseira estava fechada e o motorista recusou-se a abri-la. No entanto, buracos no toldo permitiram que os oficiais enxergassem os rostos de mulheres e crianças.
Com apoio da Guarda Nacional do México e da Polícia Estadual, o caminhão foi levado a uma área segura, onde foram identificadas as nacionalidades dos 175 imigrantes. Confira:
- 154 da Guatemala;
- 13 do Equador;
- três de El Salvador;
- três de Honduras;
- um da República Dominicana; e
- um do Paquistão.
México encontra 343 migrantes em reboque: 103 eram menores sem os pais
Para escapar da pobreza e violência da terra natal, na maioria das vezes, imigrantes pagam contrabandistas na tentativa de passar clandestinamente pelo México até o destino final: os Estados Unidos (EUA).
Segundo o INM, o motorista do caminhão foi colocado à disposição das autoridades competentes para esclarecer a situação. Além disso, ele é investigado.
Entre os imigrantes ilegais, foram encontrados 30 menores de idade desacompanhados — sendo 28 da Guatemala e outros dois de El Salvador. No local, também havia três familias equatorianas e cinco guatemaltecas, que permanecerão sob a guarda e proteção do Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família da entidade.
O Instituto Nacional de Migração abriu o Procedimento Administrativo de Migração para estrangeiros maiores de idade, visando determinar a situação imigratória deles no México. Ainda neste ano, mais de 300 pessoas foram encontradas em um caminhão em Veracruz.